RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 30 de Jan de 2015 às 16:52 em Mundo

comentários

Irlanda vai permitir que selfie seja utilizada em passaporte nacional
Foto: Divulgação
Por meio de um aplicativo, a Irlanda vai permitir que selfies ilustrem o passaporte dos cidadãos. A novidade foi divulgada peloMinistério das Relações Internacionais do país nesta semana. Com validade de cinco anos, o documento custará 35 euros (cerca de R$ 105) para ser emitido e poderá ser requisitado por qualquer irlandês maior de 18 anos. O novo passaporte será aceito em todos os 28 países da União Europeia, além da Islândia, Noruega e Liechtenstein. 

"O novo cartão também fornecerá um documento para viagem de backup muito útil para viagens pela Europa em casos em que alguém perder seu passaporte", afirmou  o ministro das Relações Internacionais da Irlanda, Charlie Flanagram. Ainda de acordo ele, o cartão poderá ser utilizado em viagens enquanto o documento estiver na embaixada de algum país por ocasião da solicitação de um visto de entrada. Após tirar a selfie, o programa vai confirmar se o autorretrato está dentro dos padrões internacionais. 

comentários

por Matheus Simoni no dia 30 de Jan de 2015 às 16:31 em Bahia

comentários

Polícias vão reforçar efetivo para Festa de Iemanjá
Foto: Reprodução/Facebook
A Polícia Civil (PC) e a Polícia Militar da Bahia (PM) vão reforçar o efeito durante Festa de Iemanjá, na próxima segunda-feira (2), no Rio Vermelho. Uma unidade móvel da PC será disponibilizada ao lado da Igreja Matriz de Santana. Segundo a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), delegada Fernanda Porfírio, 40 servidores policiais civis entre delegados, investigadores e escrivães, vão trabalhar em regime de plantões, das 7h de domingo (1) até às 19 horas de segunda-feira. 

Já a PM irá organizar um esquema de segurança envolvendo 773 policiais militares. As operações vão começar ainda na noite do dia anterior, com o isolamento da área de entrega das oferendas. No dia da festa, a PM vai montar um policiamento às 6h, nas principais ruas que cortam o bairro do Rio Vermelho, palco dos festejos. As estações de transbordo e os principais corredores de tráfego também vão receber um esquema especial da PM. 

Participarão das operações os policiais militares da 12ª CIPM, Batalhão de Choque, Batalhão Especializado no Policiamento de Eventos (BEPE), das Operações Apolo e Gêmeos, Esquadrão de Polícia Montada, Esquadrão Águia, além dos aspirantes a soldado do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), que vão realizar estágio durante a festa.

comentários

por Juliana Almirante no dia 30 de Jan de 2015 às 16:10 em Política

comentários

Suíca acusa Neto de plagiar programa de prefeitura petista com "Ouvindo Nosso Bairro"
Foto: Daniele Rodrigues/Metropress
O programa que pretende ouvir sugestões da população de Salvador para implantar mudanças na cidade, o "Ouvindo Nosso Bairro" é alvo de críticas do vereador petista Luiz Carlos Suíca (PT). O legislador acusou o prefeito ACM Neto de fazer uma cópia mal feita de uma ação semelhante da prefeitura de Porto Alegre, na gestão do petista Olívio Dutra, em 1989, onde o projeto foi estabelecido como "Orçamento Participativo".

"Nessas visitas aos bairros a população é quem deveria dizer onde aplicar o orçamento. ACM Neto na verdade plagia uma ação do PT e de forma errada. Ele vai lá com a equipe especializada para ouvir as demandas dos moradores. Começou por Luiz Anselmo e o pessoal relatou a falta de asfalto, encostas e infraestrutura. Mas não anda, porque só ouve poucas pessoas", criticou o vereador oposicionista.

comentários

por Matheus Simoni no dia 30 de Jan de 2015 às 16:03 em Esportes

comentários

Ele voltou! Vitória oficializa contratação do atacante Elton
Foto: Reprodução/ECV
O Vitória divulgou nesta sexta-feira (30) a contratação do atacante Elton, que passou pelo clube em 2012 e disputou a Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador será apresentado na próxima terça-feira (3), na Toca do Leão. Com a camisa do Leão, Elton marcou 10 gols em 20 jogos. "Estou muito satisfeito com este retorno e espero ter o mesmo sucesso da primeira vez quando estive no Vitória e  colaborei para o time voltar à 1ª Divisão, sendo um dos artilheiros com 10 gols. Quanto ao fato de ficar em Salvador  é gratificante porque posso acompanhar de perto este momento especial na minha vida, dando todo apoio à minha esposa que aguarda  nosso anjo", comentou o atleta. Ele vem por empréstimo de um ano junto ao Corinthians, que detém os direitos econômicos do atleta. 

comentários

por Matheus Simoni no dia 30 de Jan de 2015 às 15:57 em Bahia

comentários

Capitania dos Portos divulga recomendações para Procissão de Iemanjá
Foto: Manuela Cavadas/Metropress (arquivo)
A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) divulgou uma série de recomendações para garantir a segurança da tradicional Procissão Marítima em Louvor à Iemanjá, na próxima segunda-feira (2). Para cumprir as normas da Autoridade Marítima em vigor, o Comando do 2° Distrito Naval informou que será empregado um efetivo de aproximadamente 50 militares, distribuídos em quatro lanchas, uma moto aquática e um navio-patrulha. 

A previsão de saída da procissão marítima é às 16h, da Praia do Rio Vermelho, passando pela Ponta da Sereia. A capitania afirmou que as embarcações navegarão de forma perpendicular à costa até atingirem a distância aproximada de 5 Km, local onde as oferendas serão lançadas ao mar. 

Dentro do perímetro de segurança estabelecido pela Capitania dos Portos, será proibido o tráfego de outras embarcações que não sejam as que transportarão as oferendas de Iemanjá, estas previamente homologadas para operar em mar aberto e com presença do material exigido. O comando também informou que será proibido o tráfego de embarcações no rumo oposto ao do cortejo. Os comandantes dos navios, barcos e lanchas que estiverem acompanhando a procissão não deverão permitir o mergulho no mar de seus tripulantes e passageiros durante o cortejo e no momento de entrega das oferendas.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 30 de Jan de 2015 às 15:37 em Cidade

comentários

Morador que não receber adesivo de Carnaval pode fazer solicitação online
Foto: Reprodução
Se você mora nos entornos dos circuitos do Carnaval e não receber a sua credencial que permite o acesso de veículos ao local até a próxima terça-feira (3) pode ficar tranquilo, é possível fazer a solicitação do adesivo pelo site da Transalvador, pelo Fale Conosco. Segundo a Transalvador todas as credenciais foram enviadas pelos Correios. Há ainda a possibilidade de solicitação de credenciais presencialmente nos postos de informações da Transalvador, instalados nos shoppings Barra, Salvador e Salvador Norte. 

Os adesivos são de cinco cores, que correspondem às zonas que foram delimitadas. As cores são vermelha, amarela, verde, marrom e roxa. Segundo Fabrizzio Muller, superintendente do Detran, os moradores devem colar a credencial no para-brisa do veículo ou sobre tanque de combustível em motocicletas.

Confira as zonas e acessos para o Carnaval

comentários

por Juliana Almirante no dia 30 de Jan de 2015 às 15:10 em Política

comentários

Tiago Correia confirma convite de ACM Neto para Limpurb, mas aguarda conversa definitiva
Foto: Tácio Moreira / Metropress
Único vereador do PTN que seguiu ao lado do prefeito ACM Neto (DEM) após a sigla romper com a gestão municipal, Tiago Correia confirmou, em entrevista ao Metro1, o convite do democrata para comandar a Limpurb.

"Na verdade, houve a conversa com o prefeito ACM Neto. Ele sinalizou a possibilidade de eu integrar algum quadro na administração municipal, houve a sinalização da Limpurb, mas eu aguardo ainda uma reunião que deve acontecer na semana que vem para bater o martelo", afirmou. De acordo com ele, sua ida para a Limpurb ainda não está sacramentada, mas basta a conversa definitiva para acertar os ponteiros.

Com a saída do vereador, quem assume o mandato da Câmara é o suplente Atanázio Júlio, ex-vereador de Salvador e também do PTN. "É um cargo bastante delicado, já que lida com a limpeza da terceira capital do país, uma cidade complexa como salvador. É um desafio que, se for colocado, eu vou assumir com toda a alegria e disposição de fazer um bom trabalho frente a minha cidade", considerou.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 30 de Jan de 2015 às 14:51 em Mundo

comentários

Atentado em mesquita xiita mata 49 pessoas no Paquistão
Foto: Reprodução/Fida Hussain/AFP
Um atentado com bomba que aconteceu nesta sexta-feira (30) dentro de uma mesquita xiita em Shikarpur, no Paquistão deixou, ao menos, 49 pessoas mortas e dezenas feridas. Um grupo terrorista fiel ao Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque.

A polícia informou que as causas da explosão não estão claras. Porém, a TV Paquistanesa citou alguns testemunhos de pessoas que moram próximo à mesquita que alegam ter visto um homem com um colete suicida. O ataque aconteceu pouco após o fim das orações de sexta, dia sagrado para os mulçumanos.

O porta voz dos responsáveis pelo ataque Fahad Marwat afirmou que o alvo do ataque era a comunidade xiita. Segundo ele, "eles são inimigos".

comentários

por Matheus Simoni no dia 30 de Jan de 2015 às 14:32 em Cidade

comentários

Prefeitura prorroga prazo de vistoria do transporte escolar de Salvador
Foto: Dário Guimarães/Metropress (arquivo)
Foi prorrogado o prazo para a vistoria anual dos transportes escolares que rodam por Salvador, que acabaria nesta sexta-feira (30). De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), desde o último dia 19, cerca de 400 veículos já passaram pela análise da Coordenadoria de Táxi e Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris. Para que os demais motoristas de transportes escolares não sejam prejudicados, a Semob estendeu o prazo até a próxima sexta-feira (06). 

Durante a vistoria, fiscais da Prefeitura analisam a padronização obrigatória dos veículos, higiene, estado de conservação, condições de tráfego, controlador de velocidade e regularidade dos equipamentos de segurança, além da documentação exigidos para a prática do serviço de transporte escolar. Os motoristas que forem identificados com irregularidades devem solucionar a questão em um prazo de dez a 30 dias, quando será feita uma nova vistoria. 

O atendimento na sede da Cotae é realizado de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. O valor da taxa de vistoria é de R$64,08. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 2109-3664 e 2109-3670.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 30 de Jan de 2015 às 14:10 em Bahia

comentários

Detentos fazem rebelião em presídio de Teixeira de Freitas
Foto: Reprodução
Uma rebelião foi iniciada por detentos do presídio de Teixeira de Freitas, nesta sexta-feira (30). Aconteceu uma briga entre dois grupos rivais que convivem no mesmo pavilhão e os presos queimaram colchões. Ao menos 13 foram atingidos por pedradas e precisaram de socorro.

Atualmente a unidade prisional tem mais de 600 presos, porém sua estrutura comporta 238. A Polícia Militar já mandou reforço para tentar controlar a rebelião. O diretor do presídio, tenente-coronel Osiris, afirmou que a rebelião foi resultado de um problema de convivência entre os presos.

"Um grupo estava querendo assumir poder e um outro não permite. Já identificamos oito pessoas que exercem certa influência sobre os demais. Inclusive, já queríamos afastá-los essa semana e a rebelião antecipou. Eles serão removidos para outras unidades", afirmou ele.

comentários

por Juliana Almirante no dia 30 de Jan de 2015 às 13:50 em Política

comentários

Doação de R$ 2,4 mi à campanha de Wagner causou arrolamento de ex-governador na lista de testemunhas da UTC
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O ex-governador e ministro da Defesa, Jaques Wagner, foi incluído como testemunha da empreiteira baiana UTC Engenharia por conta da doação de R$ 2,4 milhões que recebeu da empresa para a campanha da reeleição em 2010. A defesa da companhia no processo da Operação Lava Jato resolveu chamar os políticos que receberam doações eleitorais. Além de Wagner, outro baiano integra a lista: o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB). O parlamentar disse ao Metro1 na quinta-feira (29) que acreditava que foi chamado justamente por conta da contribuição financeira na eleição passada.

Durante o período investigado pela Lava-Jato, a UTC doou R$ 3,6 milhões à campanha eleitoral de sete dos oito políticos arrolados pelos advogados da empresa como testemunhas de defesa. Apenas o ex-ministro da Comunicação Paulo Bernardo (PT-PR) não recebeu recursos diretos da UTC, embora sua mulher, Gleisi Hoffmann (PT), tenha sido beneficiada no ano passado na disputa pelo governo do Paraná. O valor recebido por Wagner foi o maior entre os envolvidos. O presidente da UTC Engenharia, o baiano Ricardo Pessoa, está preso acusado de gerenciar o clube de empreiteiras que controlariam o esquema de corrupção na Petrobras. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 30 de Jan de 2015 às 13:31 em Brasil

comentários

Aprovados no Sisu 2015 podem realizar matrícula a partir desta sexta-feira
Foto: Divulgação
O prazo de matrícula para os candidatos que foram aprovados nos cursos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciou nesta sexta-feira (30) e vai até a próxima terça-feira (3). O candidato selecionado pelo Sisu deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula.

A lista de aprovados está disponível no site do Sisu. Quem não foi aprovado pode se inscrever na lista de espera no site do Sisu até o dia 6 de fevereiro e acompanhar as chamadas que serão feitas a partir de 11 de fevereiro. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 30 de Jan de 2015 às 13:10 em Trânsito

comentários

Projeto "Canto da Rua" altera estacionamento no Jardim dos Namorados neste domingo
Foto: Divulgação
Quem costuma parar os veículos no estacionamento localizado no Jardim dos Namorados neste domingo (1º) não poderá estacionar no local. A circulação de carros estará interditada por conta da realização do show gratuito "Canto da Rua canta Tincoãs", comandado pelo cantor Saulo Fernandes.

De acordo com a Transalvador, os veículos não poderão circular na das 8h30 às 19h na via interna do estacionamento, ao lado do anfiteatro e Churrascaria Villas Grill, situada na Avenida Octávio Mangabeira, sentido Itapuã. Será vetado também o estacionamento na via principal, Avenida Octávio Mangabeira.

comentários

por João Brandão no dia 30 de Jan de 2015 às 12:51 em Bahia

comentários

Pesquisa aponta Bahia como estado que mais reduziu pobreza entre 2007 e 2013
Foto: Reprodução
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2013) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que o estado da Bahia e o que obteve os melhores índices do país na redução da pobreza entre 2007 e 2013, com mais de dois milhões de pessoas deixando de fazer parte do grupo de pobres e extremamente pobres. O anúncio foi apresentado pelo diretor-geral interino da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Armando Castro, nesta sexta-feira (30), em entrevista coletiva realizada na sede da SEI, em Salvador.

A taxa de extrema pobreza da população baiana caiu de 10% para 6,5% no período e a taxa de pobreza passou de 21,7% para 10,4%. Os baianos tiveram um crescimento real de 33,9% na renda média, passando de R$ 837 para R$ 1.121, no período. Na zona rural, onde a redução da pobreza extrema foi de 16,5% da população, em 2007, para 11,9%, em 2013, o aumento da renda foi de R$ 504 para R$ 640. Na zona urbana, o rendimento passou de R$ 979 para R$ 1.280, e a redução da pobreza extrema foi de 7% para 4,7% da população.

 Em 2013, o estado com a maior proporção de pobreza foi Alagoas (13,8%), e de extrema pobreza, o Maranhão (14,8%). As menores taxas são de Santa Catarina, (1,3%) para a pobreza, e Distrito Federal para extrema pobreza (0,8%). 

comentários

Página 1 de 3809
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Metrópole Saúde 16h00 às 17h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
28/01/2015
Valton Pessoa
Advogado Trabalhista
27/01/2015
Jorge Portugal
Secretário de Cultura
27/01/2015
Antônio Ricardo Alvarez Alban
Presidente da FIEB
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040