RSS Facebook Twitter

por Matheus Morais no dia 27 de Fev de 2015 às 09:56 em Política

comentários

"Estou tranquilo", diz Gabrielli sobre investigações na Petrobras
Foto: Manuela Cavadas/Metropress(arquivo)
Em conversa com o Metro1, na tarde de quinta-feira (26), durante o velório do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Zezéu Ribeiro, o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli disse que está tranquilo em relação às investigações de casos de corrupção na estatal. "Vou depor como testemunha e como testemunha vou contribuir com a Justiça. Estou tranquilo, não tem porque não estar tranquilo", afirmou.

comentários

por João Brandão no dia 27 de Fev de 2015 às 09:40 em Cidade

comentários

MK critica falta de força cultural em Salvador: "Tudo vai ser enterrado aqui?"
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O apresentador da Rádio Metrópole Mário Kertész criticou a falta da força dos eventos e locais de cultura em Salvador. Após um comentário de uma ouvinte sobre o momento cultural atual da capital baiana, Mário não poupou críticas. "Ela [Salvador] já foi muito importante. Estamos vivendo a sofrência, o xenhenhém. Tudo é manifestação, mas não pode ser só isso. Onde você assiste um concerto de música erudita? Não tem! Antigamente vinha orquestra sifônica da Rússia, vinha cantores de Viena. Vinha o que tinha de melhor no mundo. Agora, o que você tem? Sofrência, Harmonia do Samba, Museu do Ritmo e entre outras coisas. É tudo válido, mas espera aí. E o resto? Tudo vai ser enterrado aqui? Em São Paulo tem mil alternativas de teatro. Tivemos na Cidade Baixa o que havia de mais moderno de transporte: os ônibus elétricos. Coloco no Facebook e no Instagram fotos antigas. É um dever mostrar que essa cidade já foi melhor", declarou.

Ouça abaixo o comentário na íntegra:
 

Áudio:



MK critica falta de força cultural em Salvador: "Tudo vai ser enterrado aqui?"

comentários

por Milene Rios no dia 27 de Fev de 2015 às 09:34 em Cidade

comentários

Motoristas enfrentam trânsito muito complicado na manhã desta sexta-feira
Foto: Reprodução / Waze
O trânsito está bem complicado na manhã desta sexta-feira (27). De acordo com os motoristas, muito fora do normal. O motivo são três blitz em pontos distintos na cidade. Mas, além disso, os acidentes que aconteceram mais cedo na região do Iguatemi refletem ainda em algumas vias. Está tudo parado na Luiz Viana Filho, a Paralela, no sentido Aeroporto, em Piatã; Orlando Gomes; Pinto de Aguiar; Imbuí; São Cristóvão; na entrada de Lauro de Freitas, além da saída para a Br-324.

comentários

por João Brandão no dia 27 de Fev de 2015 às 09:16 em Política

comentários

Imbassahy reprova benefício de passagem para cônjuge: "Contramão da situação do país"
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) não concordou com a aprovação do benefício que contempla os cônjuges dos parlamentares com passagens aéreas pagas pelo Congresso. De acordo com ele, a vantagem é uma excrescência. "Ainda que as passagens se restrinjam a viagens entre o estado de origem do parlamentar a Brasília, não concordo com a medida, por se tratar de verba específica para a atividade parlamentar. Entendemos que essa medida está na contramão do momento vivido no país e do que a sociedade espera de nós, parlamentares, seus representantes", disse ele em nota enviada à imprensa.

comentários

por Matheus Morais no dia 27 de Fev de 2015 às 08:54 em Política

comentários

Geddel Vieira Lima  volta a criticar governo Dilma: "É ruim e não vai mudar"
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O presidente estadual do PMDB e ex-ministro, Geddel Vieira Lima (PMDB), afirmou em sua página do Twitter nesta sexta-feira (27), que é hora do partido se afirmar perante a opinião pública. Além disso, Vieira Lima criticou o governo federal. "O governo é ruim e não vai mudar", publicou.


comentários

por João Brandão no dia 27 de Fev de 2015 às 08:35 em Cidade

comentários

Obras na orla mudam trânsito no Rio Vermelho a partir de março
Foto: Reprodução / jornal Correio
Com as obras de reforma da orla do Rio Vermelho a partir de março, a região terá mudança no trânsito. A expectativa da Prefeitura de Salvador é de que as obras comecem na primeira quinzena de março. A obra deve ficar pronta em 28 meses e será dividida em três etapas. A primeira fase das intervenções vai do trecho entre o Largo de Santana e o Largo da Mariquita. De acordo com o jornal Correio, a pavimentação dos largos terá desenhos temáticos, como uma imagem de Iemanjá. O calçamento da orla será em granito e concreto, como o da Barra, mas em cores variadas.

Ainda segundo o jornal, a reforma começa pela Rua do Meio, que terá o tráfego interditado. Os motoristas utilizarão as ruas Marquês de Monte Santo e Oswaldo Cruz. Depois, a Marquês de Monte Santo passará por obras e o trânsito será desviado para a Rua Oswaldo Cruz e para a Rua do Meio. Quando a obra chegar na Rua Oswaldo Cruz, as ruas do Meio e Marquês de Monte Santo serão opção para o motorista. Após a conclusão desta etapa, nos dois primeiros meses de 2016, começa a reforma na Rua da Paciência e no Largo da Mariquita. A última parte da reestruturação parte do Largo da Mariquita até o Quartel de Amaralina.

comentários

por Matheus Morais no dia 27 de Fev de 2015 às 08:18 em Política

comentários

Líder do PTN diz que Suíca mentiu e que partido não compareceu à reunião
Foto: Reprodução/ Tv do Servidor Público
O líder do PTN na Câmara de Vereadores de Salvador, Toinho Carolino, afirmou que recebeu com surpresa e indignação as declarações do líder da oposição na Casa, Suíca (PT), sobre o suposto não comparecimento da bancada do PTN na primeira reunião do bloco.

"Como líder, Suíca não poderia ter mentido para a imprensa, porque em nenhum momento os vereadores do PTN foram convidados para a tal reunião. Se tivéssemos sido chamados, marcaríamos presença. Agora, eu aprendi com meus pais que ser penetra é falta de educação, então o nosso partido não invadiria um encontro para o qual não foi chamado. Desafio Suíca a provar que fez o convite", disse em nota enviada à imprensa.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 27 de Fev de 2015 às 08:09 em Trânsito

comentários

Acidente deixa motociclista ferido na subida do viaduto Raul Seixas
Foto: Gilberto Bosque / Leitor do Metro1
Um acidente envolvendo carro e moto na subida do viaduto Raul Seixas, no sentido Lucaia, deixou o motociclista gravemente ferido na manhã desta sexta-feira (27). De acordo com a Transalvador, a vítima foi socorrida pelo SAMU e levado para uma unidade de saúde. A situação já complica bastante o trânsito na Avenida Tancredo Neves e na saída da Av. Luiz Viana Filho, a Paralela, em direção ao centro. Não há informações sobre o estado de saúde do motociclista.

Outro acidente envolvendo motociclista aconteceu na Rótula do Abacaxi, no sentido Iguatemi. Desta vez o condutor da moto caiu no local ficando levemente ferido. Ele foi atendido ainda no local pelo Samu. 

comentários

por Juliana Almirante no dia 27 de Fev de 2015 às 08:00 em Cidade

comentários

Governo corre contra o tempo para corrigir problemas no projeto e promete conclusão até 2018
Foto: Tácio Moreira/Metropress
Três anos após o início das obras de requalificação da Feira de São Joaquim, a reforma não ficou pronta para os oito mil feirantes e trabalhadores que dependem do local. Agora o governador Rui Costa (PT), aponta que, devido à dificuldade de execução do projeto, a concepção deverá ser alterada. A ideia inicial, que era coordenada pelo então secretário de Turismo, Domingos Leonelli, foi corrigida por Rui. "A forma com que foi pensada dificulta muito a execução, porque se tentou reproduzir de forma idêntica o que existia. Isso é muito difícil de ser executado. Tivemos muita dificuldade. A empresa que ganhou não conseguia executar. Nós tiramos aquela empresa e colocamos outra", declarou o gestor, em entrevista à Metrópole na última quinta-feira (19). 

 Atualmente, a Metro Engenharia está a cargo das obras. Outras empreiteiras chegaram a assumir a reforma anteriormente: NM, UFC Engenharia e consórcio LJA/GD. "Eu pedi à equipe e vai estar pronto semana que vem um outro projeto. Se eu der ok, vou pedir que reúnam os feirantes para submeter o projeto. Aquele projeto original levaria três, quatro, cinco anos, e a população e os feirantes iriam sofrer. Não seria exequível, e teríamos dificuldade de achar uma empresa que executasse aquele projeto", prometeu Rui.

O gestor garantiu que pretende concluir a requalificação no seu mandato de governo, ou seja, até 2018. Responsável pelo empreendimento, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) se manifestou por sua assessoria de imprensa. No comunicado, a empresa confirma que desenvolve novos estudos atualmente, mas não decreta prazo para entrega do segundo planejamento. 

Sindicato convida Pelegrino

O representante dos feirantes diz que a categoria se preocupa com a possível criação de uma especulação imobiliária com a nova Feira, em detrimento dos antigos donos das vendas. Ele também fez um apelo ao secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, para que reconheça o potencial turístico do espaço e se comprometa a acelerar a execução das obras. "Isso aqui é um polo turístico. É na pasta dele que tem que haver a maior preocupação com a reforma da Feira de São Joaquim. Ele até então não chamou os feirantes", afirmou. 

Além dos sete mil feirantes donos de boxes e barracas, quase mil pessoas são empregadas na feira, de acordo com o sindicalista. O local também gera uma rede de dependência comercial no interior e na capital, ao receber mercadorias de fornecedores de cidades do Recôncavo Baiano e abastecer o pequeno comércio de bairro e diversos terreiros de Salvador. 

"Não tem um pé de pessoa"

 O mesmo coro de indignação é ouvido dos feirantes que trabalham no local. Dona de uma barraca de alimentos no balcão provisório, Josiane dos Santos critica a queda significativa das vendas no espaço. "Antigamente, quando era lá, a gente vendia bastante, dava para a gente sobreviver, mas agora a gente está aqui pela misericórdia do Senhor. Não vende nada. Vende um real hoje, outro real amanhã. Não tem um 'pé' de pessoa uma hora dessa. A gente está passando necessidades", conta. Segundo ela, o movimento só melhora um pouco nos finais de semana.

"Tem quem já existiu"
 No espaço de caráter inicialmente temporário, os feirantes se amontoam em boxes desorganizados e convivem com sujeira e até ratos, sem expectativa de mudança. "Foram mais de 500 feirantes que foram transferidos daqui e estão no local provisório, onde estão amargando prejuízos de mais de 60%", reclama o presidente do Sindicato dos Feirantes.

Ele lamenta que alguns trabalhadores já deixaram o balcão provisório e até mudaram de profissão. "Tem pessoas que já desistiram, já fecharam o boxe, viraram taxistas", cita. Apesar da sujeira vista no local, que piora com as chuvas, segundo Marcílio Costa, há coleta de lixo e varrição frequento no local. 

 Boxe-depósito
 Cuidando do boxe do pai há três anos, desde que o balcão temporário foi entregue, a vendedora Tatiane Pereira guarda as mercadorias penduradas no teto, devido ao risco de ratazanas destruírem os produtos à noite. Tatiane afirma que a queda do movimento ocorre porque a demanda ficou fragmentada depois que parte dos feirantes foi realocada: "O que mais se vê é boxe fechado. Virou depósito".

comentários

por João Brandão no dia 27 de Fev de 2015 às 07:44 em Cidade

comentários

Prefeitura prorroga vencimento do IPTU e TRSD do loteamento Marisol
Foto: Tácio Moreira / Metropress (Arquivo)
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), prorrogou para o dia 13 de março o vencimento da cota única e da primeira parcela do IPTU e TRSD dos imóveis localizados no loteamento Marisol e adjacências, que estavam cadastrados junto à Prefeitura de Lauro de Freitas de forma irregular, e desde 1º de janeiro de 2015 pertencem a Salvador.

De acordo com a Sefaz, a decisão considera a recente definição acerca da localização geográfica do loteamento e visa assegurar as condições necessárias para que os contribuintes se informem sobre os critérios utilizados pela Prefeitura para o lançamento do imposto. A Secreteria ainda pede para que aqueles que encontrarem divergências nas informações lançadas e/ou não concordarem com o valor cobrado, tenham tempo para realizar a impugnação até a nova data de vencimento por meio do site ou na sede da Sefaz.

comentários

por João Brandão no dia 27 de Fev de 2015 às 07:23 em Cidade

comentários

Você Repórter: foco de dengue de construção amedronta moradores no Itaigara
Foto: Marcelo Cunha / Leitor Metro1
Atenção, perigo à vista! O leitor do Metro1 Marcelo Cunha registrou uma situação de preocupação para os moradores da Rua Almeida Garret, no bairro do Itaigara. De acordo com ele, em uma construção no Edifício Neo foi formado um grande foco de mosquitos da dengue que tem colocado em risco a saúde da população que reside próximo ao local. "Solicito apoio nesta denuncia também junto aos órgãos públicos para uma providência, pois nada foi feito pela construtora", reclamou o leitor.

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 27 de Fev de 2015 às 07:09 em Trânsito

comentários

Sexta-feira começa com pontos de lentidão; obra da Embasa continua em São Cristovão
Foto: Cleidison Bonfim / Metropress
Nesta manhã de sexta-feira (27), o trânsito ainda segue fluindo sem grandes problemas em Salvador, apenas alguns pontos com lentidão: Avenida Octávio Mangabeira, a Orla, principalmente no trecho de Armação; Rua Arthur de Azevedo Machado, no Costa Azul; Av. Silveira Martins; avenidas Dom João VI e General Graça Lessa, o Vale do Ogunjá; e na Cidade Baixa, nas avenidas Jequitaia, Oscar Pontes, Fernandes da Cunha e Dendezeiros, além da Rua Barão de Cotegipe.

Fora isso, em São Cristovão, nas imediações do Salvador Norte Shopping, os motoristas devem ficar atentos porque a Embasa ainda realiza serviços na adutora que estourou no local e apenas uma faixa da via está liberada para o trânsito. De acordo com a Transalvador, a Embasa garantiu que até meio dia deve finalizar a obra. A situação afeta a BA-526, a estrada Cia-Aeroporto.

comentários

por Juliana Almirante no dia 26 de Fev de 2015 às 20:11 em Política

comentários

Cônjuges gays de deputados também terão direito a passagens aéreas
Foto: Agência Senado
A medida que libera o pagamento de passagens aéreas para cônjuges de deputados federais também beneficiará os parceiros de parlamentares homossexuais, segundo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).  A Casa usará o mesmo critério do Ministério das Relações Exteriores para conceder passaportes diplomáticos. O Itamaraty exige certidão de casamento ou de união estável reconhecida em cartório para conceder documentos diplomáticos. "[A relação] tem que ser registrada em cartório", definiu Cunha. Diante da repercussão negativa da medida, as bancadas de PPS, PSOL e PSDB já anunciaram que abririam mão das passagens aéreas para cônjuges.

comentários

por Matheus Simoni no dia 26 de Fev de 2015 às 19:51 em Trânsito

comentários

Faixa da Bonocô será interditada para obras do metrô
Foto: Reprodução/Evandro Veiga/Ilustrativa
A faixa próxima ao canteiro central da Avenida Mário Leal Ferreira, conhecida como Bonocô, no sentido Ogunjá-Rótula do Abacaxi, será interditada neste final de semana. De acordo com nota enviada pela CCR Metrô Bahia, empresa que administra o sistema na capital baiana, a interdição vai ocorrer para facilitar as obras de montagem do módulo de cobertura da  Estação Bonocô do metrô. No sábado (28), a faixa será inteditada às 22h e só será liberada às 5h de domingo (1). Às 22h, a faixa será novamente bloqueada e vai ter o tráfego retonado na segunda-feira (2), às 5h.

comentários

por Matheus Simon no dia 26 de Fev de 2015 às 19:34 em Brasil

comentários

Justiça afasta juiz que foi flagrado dirigindo carro apreendido de Eike Batista
Foto: Reprodução/Bloomberg
A Corregedoria Nacional de Justiça, por meio da ministra Nancy Andrighi, decidiu afastar o juiz Flávio Roberto de Souza, da 3ª Vara Federal do Rio de Janeiro, de suas funções. O magistrado era responsável pelas ações criminais contra o empresário Eike Batista. Ele tinha sido flagrado dirigindo o Porsche Cayenne de Eike. O veículo havia sido apreendido durante operação da Polícia Federal. Segundo a ministra Andrighi, todos os processos do empresários vão ser redistribuídos a outras varas do Rio de Janeiro.

comentários

Página 1 de 3893
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Metrópole Gourmet 10h00 às 11h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
25/02/2015
Xico Sá
Jornalista e Escritor
23/02/2015
Luís Carlos Merten
Crítico de cinema
23/02/2015
Carlos Andrade
Presidente da Fecomércio - BA
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040