RSS Facebook Twitter

por Matheus Morais no dia 26 de Mai de 2015 às 19:37 em Cidade

comentários

  Coelba instala poste mas deixa buraco aberto em calçada da Barra
Foto: Leitor Metro1
Os moradores da Avenida Princesa Isabel, no bairro da Barra, vêm convivendo com uma situação desagradável. Segundo um leitor do Metro1, que preferiu não se identificar, a Coelba instalou um poste numa das calçadas do local, mas esqueceu de fechar o buraco feito para a instalação. Já está na hora de terminar o serviço, né não, Coelba?

comentários

por Juliana Almirante no dia 26 de Mai de 2015 às 19:15 em Bahia

comentários

Servidores penitenciários entram em greve nesta quarta-feira
Foto: Divulgação/ Sinspeb
Os funcionários de presídios em todo o estado vão decretar greve a partir desta quarta-feira (27). De acordo com o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), as reivindicações da categoria não foram atendidas pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Conforme o sindicato, foram esperadas novas propostas e prazos, mas as negociações não andaram. Durante a paralisação da categoria, serão mantidas atividades básicas das unidades prisionais, como banho de sol, fornecimento de alimentação e medicamentos, atendimento médico emergencial, cumprimento de alvará de soltura e ocupação dos postos de serviços.

Dentre as reivindicações da categoria estão pagamento das horas extras, auxílio-alimentação;,progressão e promoção na carreira; aposentadoria especial; porte de armas regularizado; adicional de insalubridade, reajuste salarial e revisão no valor do auxílio-transporte.

comentários

por Lorena Alcantara no dia 26 de Mai de 2015 às 18:56 em Educação

comentários

MEC anuncia corte no Pronatec e Ciência sem Fronteiras
Foto: Reprodução
O Ministério da Educação (MEC) informou, nesta terça-feira (26), que os programas Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Ciência Sem Fronteiras terão menos vagas neste ano. No entanto, ainda de acordo com a pasta, programas referentes à educação básica, como o da merenda, do transporte escolar e do Dinheiro Direto na Escola (PDDE), serão mantidos sem cortes.

O Ministério garantiu que os programas terão continuidade, mas "com o redimensionamento na oferta, buscando otimizar o atendimento dos estados e das vagas, com ofertas que ainda serão definidas, mas que quantitativamente serão em número inferior ao do ano passado". Segundo o órgão, o número de vagas para o Pronatec será divulgado em breve.

comentários

por Matheus Morais no dia 26 de Mai de 2015 às 18:36 em Política

comentários

Após rebelião, Comissão de Segurança Pública da Assembleia vai visitar presídio de Feira de Santana
Foto: Divulgação
A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia vai visitar o Conjunto Penal de Feira de Santana na próxima segunda-feira (1º). O objetivo da visita é verificar as instalações e as condições do presídio após a rebelião que deixou nove mortos no começo da semana.

A comitiva será formada pelo presidente do colegiado, Marcelino Galo (PT), e pelos deputados Fabio Souto (DEM), Fátima Nunes (PT), Luiza Maia (PT), Soldado Prisco (PSDB) e Herzém Gusmão (PMDB). O grupo sairá de Salvador às 14h.









comentários

por Bárbara Gomes no dia 26 de Mai de 2015 às 18:21 em Brasil

comentários

Relator da reforma política sugere fim do voto obrigatório
Foto: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo
O relator das propostas da reforma política, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), apresentou nesta terça-feira (26) as  mudanças no sistema político que deverão ser votadas, ainda nesta tarde, no plenário da Câmara. Entre as propostas para a reforma estão o fim do voto obrigatório e a adoção do voto distrital como sistema eleitoral, ainda a manutenção do financiamento público e privado de campanhas eleitorais.
 
De acordo com o último relatório apresentado, Rodrigo Maia fez várias alterações no texto, sendo criticado publicamente pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Com o veto de Cunha, o relatório de Maia não foi votado na comissão especial e seguiu para votação na Casa.

No antigo relatório, para os mandatos de todos os cargos eletivos a duração seria de cinco anos, como havia proposto o antigo relator Marcelo Castro. Mas o novo relator anulou essa proposta e manteve os atuais quatro anos. Com relação às eleições, ele  manteve a proposta que sugere a mesma data para as eleições de presidente, governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores no mesmo ano a partir de 2022. 

comentários

por Juliana Almirante no dia 26 de Mai de 2015 às 18:01 em Polícia

comentários

Suspeito que invadiu condomínio Le Parc não fez reféns, corrige polícia
Foto: Reprodução
Após a suspeita de que moradores teriam sido feito reféns no condomínio Le Parc, na tarde desta terça-feira (26), a Central de Polícia informou que o homem que invadiu o local fugiu sem fazer reféns. Policiais da Companhia Independente da Polícia Militar do Centro Administrativo da Bahia (82ª CIPM) estiveram no local para buscar o suspeito, mas não conseguiu localizá-lo. O homem teriam invadido o local depois de um assalto a coletivo. Ele entrou pela portaria principal e fugiu por uma mata nas proximidades do condomínio. 

comentários

por Matheus Morais no dia 26 de Mai de 2015 às 17:39 em Cidade

comentários

Paulo Magalhães Jr. critica cobrança de estacionamento em shoppings: "Inadmissível"
Foto: Reprodução/Reginaldo Ipê
O vereador Paulo Magalhães Jr. (PSC) criticou a decisão do juiz Sérgio Humberto, da 7ª Vara da Fazenda Pública, que libera a cobrança de estacionamento nos shoppings de Salvador, a partir do próximo mês.

"Esses estabelecimentos já faturam muito. É inadmissível que após fazer suas compras, o consumidor ainda tenha que pagar taxa de estacionamento. Tá errado!", disse. Ainda de acordo com a decisão, a prefeitura deve emitir o Termo de Viabilidade Locacional (TVL) para os shoppings e estará sujeita a multa de R$ 50 mil caso impeça a cobrança.

comentários

por Bárbara Gomes no dia 26 de Mai de 2015 às 17:33 em Cidade

comentários

Manifestantes fecham a Estação da Lapa por causa de mortes de jovens
Foto: Leitor do Metro1
Manifestantes fecham a entrada e a saída da Estação da Lapa, no fim da tarde desta terça-feira (26). De acordo com a Transalvador, o motivo é o mesmo do protesto realizado na última segunda-feira (25) - a morte, no domingo (24), dos jovens Jeferson Tavares da Silva e Alaor Claudionor de Jesus. A Transalvador informou que a manifestação já afeta o trânsito da região do Dique do Tororó. 

Conforme informações do Moto Repórter da Rádio Metrópole, os manifestantes estão exaltados e pedem justiça. O trânsito na região está parado.

comentários

por Bárbara Gomes no dia 26 de Mai de 2015 às 17:20 em Cidade

comentários

Câmara de Salvador vai apresentar balanço fiscal dos primeiros meses de 2015
Foto: Metropress
A Câmara Municipal de Salvador (CMS) apresentará o balanço fiscal do 1º quadrimestre de 2015 da prefeitura, em audiência pública com o secretário municipal da Fazenda, Paulo Souto, na próxima quinta-feira (28). O objetivo é fazer a prestação de contas, conforme exigido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Segundo o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, o vereador Claudio Tinoco, a prestação de contas acontecerá às 9 horas, no auditório do Centro Cultural da Câmara. Na ocasião, será apresentada a evolução das receitas e despesas do mês de janeiro a abril deste ano. "A nossa expectativa é grande para conhecer como se comportou a arrecadação do Município, neste período, quando os efeitos da crise econômica vêm afetando as contas públicas no país", disse Claudio Tinoco.

comentários

por Juliana Almirante no dia 26 de Mai de 2015 às 16:59 em Cidade

comentários

Prefeitura inaugura centro de controle e promete ônibus 24h em julho
Foto: Agecom
O Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema de transporte público de Salvador, que permite o monitoramento dos ônibus da cidade através de GPS, foi inaugurado nesta terça-feira (26). De acordo com informações da prefeitura, o equipamento de localização está instalado em todos os 2,7 mil veículos que compõem a frota e nos três mil pontos da cidade.

A expectativa é identificar o roteiro dos ônibus, o tempo de circulação e as paradas nos pontos. Os dados estarão disponíveis em painéis informativos disponíveis nos principais pontos da cidade. Até agora, já foram instalados na Estação da Lapa, no campus da Universidade Católica de Salvador de Pituaçu, avenidas Tancredo Neves (Hospital Sarah), Mário Leal Ferreira (posto BR Mataripe), Luiz Viana Filho (saída do Imbuí) e Manoel Dias da Silva (igreja Nossa senhora da Luz), Rio Vermelho (Mercado do Peixe).

"Vamos monitorar o trânsito com a instalação de 300 câmeras espalhadas em toda a cidade. (...) A previsão para início do funcionamento dessa novidade é para 2016. A partir de julho, teremos mais uma novidade, com ônibus circulando 24 horas", prometeu o prefeito ACM Neto, no evento de inauguração do CCO.

comentários

por Juliana Almirante no dia 26 de Mai de 2015 às 16:45 em Polícia

comentários

Homens invadem Le Parc e mantêm moradores reféns, diz polícia
Foto: Reprodução
Homens invadiram e mantêm reféns moradores do condomínio Le Parc, na Avenida Luís Viana Filho, a Paralela, na tarde desta terça-feira (26), de acordo com informações da Central de Polícia. Policiais da Companhia Independente da Polícia Militar do Centro Administrativo da Bahia (82ª CIPM) estão no local. Não há informações sobre possíveis feridos.

A Central de Polícia atualizou a informação às 18h e negou reféns no local.

comentários

por Bárbara Gomes no dia 26 de Mai de 2015 às 16:38 em Polícia

comentários

Presídio de Feira de Santana transfere 17 presos apontados como líderes da rebelião
Foto: Reprodução/ Calila Notícias
No final da manhã desta segunda-feira (26), 17 presos apontados pela polícia como os lideres da rebelião no pavilhão 10 do presídio de Feira de Santana foram transferidos para o Presídio de Segurança Máxima de Serrinha (a 200 km de Salvador). A transferência ocorreu 24 horas após o final do motim, que teve duração de 18 horas,  com 9 detentos mortos e mais de quatro feridos.

Conforme a polícia, a rebelião foi provocada por disputa entre facções rivais. Vale ressaltar que a penitenciária de Feira de Santana tem capacidade para 608 detentos, mas abriga em torno de 1.500. No pavilhão 10, onde houve o motimm, a capacidade era de 152 presos e tinha no último domingo, 340.

comentários

por Matheus Morais no dia 26 de Mai de 2015 às 16:19 em Política

comentários

Benito Gama alerta presidente do Banco Central: "É imprescindível apresentar informações ao Congresso"
Foto: Divulgação/ Assessoria deputado Benito Gama
Uma audiência pública conjunta de seis comissões da Câmara dos Deputados e do Senado com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, terá a participação do deputado federal Benito Gama (PTB). A reunião acontece na tarde desta terça-feira (25).

O parlamentar baiano, que é membro das Comissões; de Finanças e Tributação (CFT) e Mista de Orçamento (CMO), considerou fundamental a presença de Tombini para falar sobre os objetivos do BC.

"É imprescindível apresentar estas informações ao Congresso Nacional e, acima de tudo, debater a atividade econômica, projeções e análises sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e o controle da inflação do país", disse Benito Gama.


comentários

por Juliana Almirante no dia 26 de Mai de 2015 às 16:01 em Política

comentários

Ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró é condenado a cinco anos de prisão
Foto: Antonio Cruz/ Agencia Brasil
O juiz federal Sergio Moro condenou o ex-diretor do setor Internacional da Petrobras Nestor Cerveró a cinco anos de prisão por lavagem de dinheiro. Conforme a sentença, ele ficará preso inicialmente em regime fechado.  Cerveró está detido na carceragem da superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba.

A denúncia do Ministério Público Federal no processo da Lava Jato aponta que o ex-diretor comprou um apartamento no Rio de Janeiro com dinheiro adquirido por meio de propina. A quantia foi enviada ao exterior através de empresas offshores no Uruguai e Suíça. "Após a alienação, o produto da venda será revertido à vítima dos crimes antecendentes, a Petrobras", diz trecho do despacho do juiz. 

comentários

por Bárbara Gomes no dia 26 de Mai de 2015 às 15:38 em Cidade

comentários

Codecon autua Mercantil Rodrigues e padaria na Pituba por venderem produtos vencidos
Foto: Divulgação/ Codecon
A operação da Coordenadoria de Defesa e Direitos do Consumidor (Codecon) autuou nesta terça-feira (26) o mercado Mercantil Rodrigues, localizado em Água de Meninos, por vender mercadoria fora do prazo de validade. Foram 195 pacotes de batata frita de 100g e 279 pacotes de 50g vencidos na última segunda-feira (25).

A Codecon também autuou na segunda (25), a padaria Pão e Mais, na Pituba. O estabelecimento tinha 13 unidades de macarrão instatâneo que venceram no dia sete de maio, oito unidades de Mix Fruits vencidos no dia 23 e duas unidades de Blueberry vencidas há quase dois meses, no dia 22 de março.

Os estabelecimentos têm o prazo de dez dias para apresentarem defesa, sob a possibilidade de multa de 200 até três milhões de unidades de referência fiscal (Ufir). O valor final depende do tipo do produto, da data e do estabelecimento.

comentários

Página 1 de 4177
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Jornal da Cidade 2ª Edição 17h00 às 19h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
25/05/2015
Nestor Duarte
Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização
25/05/2015
Reine Chaves
Endocrinologista Diretora do Cedeba
22/05/2015
Miguel Rossetto
Ministro secretário-geral da Presidência da República
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040